Terça-feira, 13 de Abril de 2010
Destaques dos Encontros de 2010

A programação inicia-se mesmo antes da semana, uma vez que este evento conta com uma actividade preparatória, já na próxima sexta-feira, dia 16 de Abril, pelas 14h30. Trata-se de uma tertúlia orientada por Arlindo Fagundes sobre “A evolução da Banda Desenhada”, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

 

Durante a semana, destaca-se a presença de Paulo Heitlinger, o autor de “Tipografia“. Durante um dia e meio, irá orientar workshops de criação de fontes digitais para os alunos do curso e uma tertúlia no café Velha-a-branca com o tema “fazer letras em Portugal”, aberto a todo o público interessado.

 

Nesta segunda edição do evento, a organização propõe três tertúlias dedicadas ao design gráfico, capazes de mostrarem diferentes perspectivas. Deste modo, no dia 20  Francisco Bernardo irá dissertar sobre as relações entre o graffiti e o design. Ainda no mesmo dia, na Fnac, pelas 21h30, a designer Madalena Martins abordará “A identidade popular portuguesa adaptada ao design”. Finalmente, o escultor Eduardo Bom Pastor conduzirá uma apresentação sobre “O design encoberto nos monumentos”, numa clara abordagem à mensagem pessoal e cultural de um monumento.

 

No dia 22, temos a apresentação de uma «worm» dedicada ao 25 de Abril. O Conceito é simples, cada participante contribui à vez com uma proposta gráfica, que tem de dar continuidade estética ao projecto anterior. Deste modo, cria-se um percurso pela multiplicidade de olhares dos autores sobre um tema. Olhares que se condicionam e criam, todos reunidos, um cenário amplo e múltiplo. Nesta «worm» participaram vários alunos do curso de Design, com projectos individuais de cerca de 1 metro.

 

Das várias exposições, realça-se ainda o projecto fotográfico “O outro lado”, da autoria da aluna finalista Filipa Oliveira. Este ensaio contou com a colaboração de vários professores e alunos da EPB, resultando num trabalho fortemente marcado pela ousadia e capacidade de partilha de um lado mais pessoal.

 

O evento encerra com a 2ª edição do nine2five, uma competição gráfica destinada a alunos finalistas e profissionais de design gráfico. Este ano, a organização propõe algumas novidades. A parte da manhã é dedicada à partilha de experiências com profissionais e a competição decorrerá à tarde. O autor do melhor projecto recebe 500 €. Este ano, a organização mantém ainda como prémio a possibilidade de estágio remunerado em empresas da região para os autores dos melhores projectos.



publicado por JP às 17:53
link do post | comentar | favorito

Escola Profissional de Braga
Autores
Ilustração by
Albino Oliveira & Sérgio Sousa

Alunos de Design Gráfico da Escola Profissional de Braga
Os últimos

Cartaz Encontros Design e...

Programa Encontros Design...

Encontros Design e Multim...

Inscrição nine2five

Competição Nine2five: al...

Cartazes Encontros Design...

Encontros de Design e Mul...

Alunos de DG no Fast Forw...

publicagem

Ricardo Coelho ganha masc...

Concurso para mascote da ...

Getty Images promove Conc...

The Best Typefaces of 201...

Pode uma fonte ser feita ...

HP redesenha marca

Concurso Postal de Natal ...

Luís Veloso vence Prémio ...

Cartazes sobre segurança ...

Concurso para mascote de ...

Aluno de Design desenvolv...

Cruzamento de marcas

Hallowe'en Contest

André Carrilho vence Prém...

Do gráfico ao vestuário

Concurso para logo do blo...

Melhores tipos de letra d...

AmadoraBD arranca sexta-f...

Encontros da Imagem até f...

Centro Histórico de Braga...

Design ByBy no Facebook

arquivos

Abril 2013

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

tags

todas as tags

web stats
subscrever feeds