Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2008
O nosso Coordenador está hoje na Velha e não disse nada a ninguém

CONVERSA NO TANQUE COM JOÃO PAULO TEIXEIRA, PROFESSOR

Quinta, 11 DEZ | 21h45 | todas as quintas | moderação Sónia Sá |

JOÃO PAULO TEIXEIRA nasceu em Vila Nova de Gaia em 1974 passando totalmente ao lado da revolução e do período instável que se lhe seguiu. Começou a andar antes dos dois anos e entra para a escola primária ainda com cinco anos. Um facto que viria a marcar o seu percurso de vida uma vez que foi sempre o aluno mais novo ou o segundo mais novo das turmas que integrou. Troca a sua lindíssima cidade natal por Braga, para se licenciar em Comunicação Social, de onde nunca mais saiu e provavelmente nunca sairá. No final da formação universitária tira a carta e começa por conduzir um Ford Orion, a gasolina, 1600 de cilindrada. O desgaste do carro e os altos consumos levam-no, pouco tempo depois, a optar por um Toyota Corolla comercial a diesel, provavelmente a decisão mais acertada da sua vida, com quem partilhou viagens por essa península fora. Posteriormente, face à necessidade de espaço a trás, estando farto de conduzir sem companhia, optou por um Mercedes 190D, reconquistando cinco lugares no mesmo veículo. Pelo meio, trabalhou na área da educação ambiental, no Porto, ajudou a montar duas empresas de web, design e eventos (Caixa Negra e Fio Mental), participou em projectos editoriais e foi um dos mentores do 1º Festival de Stand Up Comedy. Durante este período trabalhou em jornalismo, organização de eventos, paginação, design, produção audiovisual e formação. Em 2003 entra para a Escola Profissional de Braga, onde actualmente coordena o curso de Design Gráfico.
O curso tem vindo a afirmar-se na região, com vários alunos a ganharem alguns concursos de design e a contribuírem com trabalhos gráficos para instituições locais e nacionais. Nos últimos anos, tem andado metido no mundo da blogosfera, onde participa em dois projectos que algumas pessoas já ouviram falar, outras não e outras até já lá foram dar uma olhadela: Cavalheiros do Apocalipse (uma abordagem humorística através de documentários) e Chispes e Couratos (um espaço de reflexão e debate de gastronomia e humor). Os cavalheiros são um projecto já com alguns anos e que quase deu um programa de humor na extinta SIC Comédia. Actualmente, já andam com 1 milhão de visualizações e o facto de se tratar (involuntariamente) de um projecto não comercial, até lhe confere bastante irreverência e independência.

SOBRE AS CONVERSAS NO TANQUE
As Conversas no Tanque realizam-se às quintas-feiras no tanque da Velha-a-Branca num ambiente informal e de café. Moderada por um jornalista ou por um aluno do curso de Comunicação Social da Universidade do Minho, cada conversa anda à volta de um livro ou de um disco escolhido pelo convidado de cada sessão. A primeira conversa realizou-se ainda antes da abertura da Velha em Julho de 2004 com Arlindo Fagundes, ceramista, e desde então já mais de 100 convidados das mais diversas áreas passaram pelo tanque.

CONVIDADOS ESTE MÊS:
4 DEZ - Pedro Figueiredo, jornalista da DIF
11 DEZ - João Paulo Teixeira, professor da área de design
18 DEZ - António Catarino, editor


tags:

publicado por jgrd às 18:09
link do post | comentar | favorito

17 comentários:
De Pedro Ribeiro_DG-08 a 12 de Dezembro de 2008 às 20:12
Aqui esta a vida de um excelente profissional e também um excelente professor.
Também não podemos deixar de falar em todos os Professores e profissionais que acompanham a turma de design de 1º ano!!!
Com profissionais desta qualidade concertina que vamos ser também nos excelentes designers


De jgrd a 15 de Dezembro de 2008 às 17:00
Pois, pois, mas além de dar graxa convém aplicação nas aulas. :-)


De ratinhaaaaa a 15 de Dezembro de 2008 às 17:10
não concordo com o Pedro ribeiro......eu na acho piada nenhuma ao proffff......alem disso nem sabe ser professor....tem os seus alunos queridos se que se lixem os outros..........se chamam a isso d proffff....

atao aconselho urgentemente a irem ao medico....


ahhhhhh e promete promete promete e no fim é o que se vê......

fiquem bem ^_^


De Hugo Antunes a 17 de Dezembro de 2008 às 20:08
Eu acho é que a tal "ratinhaaaaa" devia dizer isso na cara ao stôr!!!
Mas já que não quis dizer na cara ao menos que tivesse colocado um nome decente, se queres dizer essas coisas ao menos assume o que dizes.
Agora para o resto do pessoal, deixem-se dessa palhaçada de nomes ponham os vossos nomes correctos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


De JP a 16 de Dezembro de 2008 às 12:39
Caro Pedro
Não é com graxa que entras para a minha restrita lista de alunos preferidos. Já tenho os meus três favoritos na tua turma, por isso não adianta engraxares.
Só se desistires este ano e te inscreveres na turma de 2009-2010. Vale a pena tentar. Olha o caso da Vânia: o ano passado não estava na minha lista, este ano já entrou. E no 2º ano só tenho dois preferidos (são alunas).
Em breve publicarei a lista dos alunos que mais beneficiei ao longo destes quatro anos. O João Loureiro e o Pedro Duarte estão lá (se não fosse eu a dar-lhes empurrões, eles não faziam nada de jeito!), mas há mais quatro.
Obviamente que eu tenho o problema de seleccionar os direitos que são para todos e aqueles que são para alguns. Mas prometo que vou mudar!
Quando prometo, está prometido!



De RapaQueca a 15 de Dezembro de 2008 às 21:33
Ui, Ui...
Parece que as coisas na Profissional de Braga estão a aquecer.
Isto é bem melhor que um joguinho de C.S.

-----------

Sem duvida que o Prof. Teixeira é um grande Profissional, e temos que lhe dar todo o mérito.
Mas a nossa "amiga" Ratinha tem razão em vários aspectos.
Segundo a agência Lusa tive acesso a informações que confirmam várias coisas que ela diz, nomeadamente a ter preferências entre os alunos.

-----------

Alguém é mais que alguém? ou será que somos todos iguais?

----------

Um grande designer e amigo, mas tem que ter em conta a importância que dá a cada aluno, dentro da sala todos deveriam ser iguais

---------

"Podem até me matar, mas não podem esconder a verdade"


De Messias a 17 de Dezembro de 2008 às 09:47
isto de ver comentários nas aulas é que rula, é só rir xDD.
definitivamente a polémica chegou!!!
querem todos mandar, mas na rua onde voces andam, já passei lá a correr ;)
o rapaqueca tem uma boa visao e estou de acordo com ele.
se quiserem tomar um café encontrem-me no bar ;)
beijinhos e abraços :*

Adoro-vos a todos ;)


De Isidro Norberto a 17 de Dezembro de 2008 às 15:15
Saudações camaradas...

Realmente chegou a polémica o design byby o que e fantástico looool....

Eu não concordo com o pessoal acho que o stor Teixeira e um bom professor e uma pessoa fantástica e isto não e graxa porque não sei dar disso, como e lógico tem alunos com quem fala mais e alunos com quem fala menos como todos nos temos na turma pessoas que falamos mais e menos...

Mas e lógico também que por vezes o stor reclame mais pois e humano e tem dias menos bons.

Comprimentos...


De Isidro Norberto a 18 de Dezembro de 2008 às 13:57
Saudações...

Concordo com o Hugo acho que se as pessoas querem criticar alguma coisa ou alguém pelo menos metam o vosso nome correcto...
Sejam adultos e admitam o que dizem...

Comprimentos


De rapaQueca a 18 de Dezembro de 2008 às 19:25
Saudações Camaradas

"Isidro Norberto" concordo contigo em tudo o que dizes, sem duvida que o prof. Teixeira é altamente, é um excelente professor, um grande profissional e tanto dentro como fora da escola ele mostra ser um amigo.

Mas não te posso dizer que as vezes não te faça sentir um pouco á parte, o que dá a ideia de preferências.

Mas isso não tira a excelente imagem que tenho deste mestre da arte de fazer rir


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 20:41
nos todos gostaríamos que a menina, rapaqueca se identifica-se.... teríamos o maior prazer em conhecer o autor destes fantásticos comentários.......:-)
nós até achamos que devias escrever um livro......lol
A sério, pensa nisso......


De Pedro Ribeiro_DG-08 a 18 de Dezembro de 2008 às 21:34
Eu só disse verdades
Acho melhor desistir e voltar para o ano!!!


Vamos comprar uma RATOEIRA


De Conveniente a 19 de Dezembro de 2008 às 10:01
Ola
Como prometi voltei para mais um caso polemico na EPB.

Eu concordo com o pedro do 1ºano d DG e com o Isidro, pois o prof é humano e tal como nos (alunos) tambem temos dias maus e nesses dias tambem somos capazes de ligar mais a uma pessoa do que ao resto do pessoal que esta a nossa volta, e o prof teixeira tambem tem dias maus.
Mas gostei o comentario do prof teixeira pois so naquele comentario arrasou com quem esta a dizer que ele tem uns preferidos. Mas é sempre assim, caros colegas voces tambem não tem um amigo/a preferida no na turma? Um ou mais.....

Pois o prof tambem tem, todos temos por isso penso que não devemos reclamar com isso pois o prof tambem é humano e como tal tambem tem as suas preferencias.
E penso que se querem entrar realmente para a tal lista restrita de alunos preferidos entao facam por isso, não sei como o fazer mas pensem nas ferias.

Eu vou voltar
Adeus

CONVENIENTE


De RL a 24 de Dezembro de 2008 às 17:22
coitados, nem uma ironia percebem.


De Rafael Mota a 29 de Dezembro de 2008 às 03:26
Gosto muito desse pessoal que ver comentar e esconde o nome.

Em vez de andar aqui a criticar devia era começar a perde o medo, se calhar seria muito mais criticado por revelar o seu nome.


De RL a 2 de Janeiro de 2009 às 22:06
Se te disser que me chamo Rute Lima adianta alguma coisa? pois, por aqui ninguém me conhece. Sou uma curiosa por Design e fiquei algo chocada por não se aperceberem da ironia no comentário do professor João Teixeira (supondo eu que o JP que seja o professor). Oh Rafael, sabes o que é ironia, não sabes?


De Hugo Antunes a 4 de Janeiro de 2009 às 20:52
O comentário do Professor João Paulo apareceu depois do da Ratinhaaaaa, e toda a gente percebeu a ironia presente no comentário.


Comentar post

Escola Profissional de Braga
Autores
Ilustração by
Albino Oliveira & Sérgio Sousa

Alunos de Design Gráfico da Escola Profissional de Braga
Os últimos

Cartaz Encontros Design e...

Programa Encontros Design...

Encontros Design e Multim...

Inscrição nine2five

Competição Nine2five: al...

Cartazes Encontros Design...

Encontros de Design e Mul...

Alunos de DG no Fast Forw...

publicagem

Ricardo Coelho ganha masc...

Concurso para mascote da ...

Getty Images promove Conc...

The Best Typefaces of 201...

Pode uma fonte ser feita ...

HP redesenha marca

Concurso Postal de Natal ...

Luís Veloso vence Prémio ...

Cartazes sobre segurança ...

Concurso para mascote de ...

Aluno de Design desenvolv...

Cruzamento de marcas

Hallowe'en Contest

André Carrilho vence Prém...

Do gráfico ao vestuário

Concurso para logo do blo...

Melhores tipos de letra d...

AmadoraBD arranca sexta-f...

Encontros da Imagem até f...

Centro Histórico de Braga...

Design ByBy no Facebook

arquivos

Abril 2013

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

tags

todas as tags

web stats
subscrever feeds