Projecto número 6:

Este ano voltamos a ter uma votação complicada. Na primeira ronda não se obteve unanimidade, pelo que seleccionamos os projectos mais votados para passarem à segunda fase (nº 2; nº 6; nº 10; nº 14; nº 19).
Na votação final, os resultados foram muito renhidos, ao ponto do vncedor apenas se destacar por um ponto e os restantes ficarem empatados no 2º lugar com 6 pontos.
O resultado final:
1º Lugar: Projecto 6 (7 pontos)
2º Lugar: Projecto 2 - Projecto 10 - Projecto 14 - Projecto 19 (6 pontos cada)
O autor do projecto vencedor recebe 250 €.
Parabéns a todos os participantes.
De Joana Mateus a 24 de Maio de 2011 às 01:35
isto não é mesmo um logotipo, ou é? custa-me acreditar que este concurso é verdade. a não ser que este logotipo seja só aplicado em outdoors ou mupis, não estou a ver que sentido é que esta ilustração faz! ó espero que o FMI não precise de enviar cartas, porque se precisar, terá de enviar envelopes 20x10cm para garantir a legibilidade do logotipo.
bem, mas não me parece que estejam preocupados com questões como esta.
deviam pensar na utilização da palavra "design" no meio disto tudo.
De RicardoCoelho a 24 de Maio de 2011 às 10:32
Olá Joana
Sim é um logótipo, apesar de teres imensa razão naquilo que dizes, pois design não é apenas arte, também tem que ser funcional obrigatoriamente, e a legibilidade faz claramente parte dos aspectos principais a ter em conta. Vemos que para um lado institucional temos de ter em conta todos os aspectos que referiste nomeadamente a legibilidade em suportes como envelopes etc. O FMI mantem se pelo mais simples uma abordagem institucional em que o logótipo é aplicado em pequenos suportes como envelopes ou papel timbrado porque é o necessário para abranger o seu público-alvo. No entanto pensa no que foi referido no briefing de manha e vê que na verdade para uma instituição que vá contra o FMI que na verdade isso foi bem claro na reunião, uma proposta de intervenção criativa de com o intuito de alertar era para um cliente contra o FMI, o que acaba por ser totalmente oposto ao que devemos ter em conta para o FMI de forma institucional. E aí duvido que a linguagem ou o logótipo fosse aplicado em envelopes, pois eu não vejo imagens publicitarias que pretendem alcançar as massas, as pessoas de uma forma directa, a recorrerem a envelopes. Logo eu apenas me limitei a arriscar mediante os suportes que iam sustentar todo o logo ou campanha referente ao mesmo, nomeadamente Muppis, Outdoors, Cartazes, Flyers logo não creio que a função de aplique e qualquer suporte que exija uma legibilidade do logo a medidas tão reduzidas. Logo o logótipo apesar de consistir numa ilustração cumpre claramente a função pretendida. As regras podem ser quebradas desde que tenham fundamento e desde que resulte, por isso não vejo mal em recorrer a uma ilustração.
Espero que te tenha convencido e obrigado pela tua opinião. :)
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