Segunda-feira, 23 de Maio de 2011
vencedor nine2five 2011

Projecto número 6:

 

 

Este ano voltamos a ter uma votação complicada. Na primeira ronda não se obteve unanimidade, pelo que seleccionamos os projectos mais votados para passarem à segunda fase (nº 2; nº 6; nº 10; nº 14; nº 19).

Na votação final, os resultados foram muito renhidos, ao ponto do vncedor apenas se destacar por um ponto e os restantes ficarem empatados no 2º lugar com 6 pontos.

O resultado final:

 

1º Lugar: Projecto 6 (7 pontos)

2º Lugar: Projecto 2 - Projecto 10 - Projecto 14 - Projecto 19 (6 pontos cada)

 

O autor do projecto vencedor recebe 250 €.

 

Parabéns a todos os participantes.

 



publicado por JP às 00:23
link do post | comentar | favorito

28 comentários:
De RicardoCoelho a 24 de Maio de 2011 às 13:13
Todas as correntes pós impressionista puderam um ponto final ao domínio da ideia em que os verdadeiros artistas eram aqueles capazes de pintar exactamente como nas referencias da Antiguidade Clássica e tudo o resto nem considerado arte seria. Sem essa mudança de mentalidade que essas correntes conseguiram impor, o mundo não conhecia Salvador Dali, não conhecia Van Gogh, não conhecia Jackson Polloc nem Roy Lichtenstein entre muitos outras grandes referencias, que permitiram que a arte fosse capaz de quebrar as regras. O facto de as regras serem quebradas não limita o conceito seja do que for na arte ou design. A capacidade que o designer tem de ser capaz de quebrar determinados conceitos impostos pelo design não implica que isso seja "Um sumo de laranja com sabor Ananás" O conhecimento das regras é essencial e quem as quer quebrar tem que as conhecer, e se eu o fiz é simples, sabia que essa mesma regra não ia por em causa a funcionalidade do logótipo, porque se não ultrapassarmos os limites nos impõem, de que forma é que vamos ser diferentes dos outros??

"The first man to compare the cheeks of a young woman to a rose was obviously a poet; the first to repeat it was possibly an idiot."
Salvador Dali

Mas claro são opiniões, e esta é a minha e espero ter deixado bem claro. E com esta forma de pensar fui capaz de vencer o concurso. E eu entendo aquilo que disseste mas gostaria que também fosses capaz de entender um outra perspectiva diferente da tua.


De Diogo a 24 de Maio de 2011 às 13:45
Não vejo aqui ninguém contra a tua proposta. É, como dizes, a tua submissão, que vai de encontro ao que achas correcto.

Discute-se sim o concurso, o que pede, e o que valorizou.

Sejamos conscientes e vamos la ver se percebemos que, eu pelo menos, não falo por inveja. Falo por achar que existe um certo numero de valores e concepções que não foram tidas em conta (mais uma vez não pelo concorrente, mas sim pela decisão final) quando se considera o trabalho em questão como vencedor.


De JP a 30 de Maio de 2011 às 17:47
Diogo, compreendo a tua posição. Mas se analisares os resultados, vais perceber que houve muitos outros valores a serem considerados. O júri ficou dividido. O facto de se ter vencido este, não implica que tudo o resto foi desconsiderado.
Houve vários trabalhos que ficaram apenas a 1 ponto.
Lembro-te ainda, que o briefing foi claro, que todos os participantes o aceitaram e de manhã não conduziram a conversa para outra área. Lembras-te das duas colunas: os participantes não orientaram o debate para o lado institucional como para o satírico.
Os participantes não estavam lá com um papel passivo. Foi valorizado o que todos deixaram valorizar.



De J.M.C a 24 de Maio de 2011 às 14:13
Entendo, mas o que eu disse não tem que ver com quebrar regras, nem arte, nem nada do que explicas. Estamos a falar de coisas diferentes. Tem a ver, mais uma vez, com nomes. Há quem goste de impressionismo e há quem goste de surrealismo e há quem goste dos dois. Se tudo isto tivesse o mesmo nome era confuso. Poucos gostam de ser enfiados no mesmo saco. Têm nomes diferentes, têm "regras" diferentes, têm públicos diferentes, têm aceitações diferentes.
E quem vai a uma exposição de surrealismo está à espera de encontrar isso, ou melhor. Eu fiquei desiludida com este concurso. Achei positiva a iniciativa, mas depois não encontrei o que o nome prometia. E pelos vistos não fui a única. As características do Design que eu gosto e admiro foram as únicas que não apareceram aqui. Fui levada a pensar que iam aparecer.


De RicardoCoelho a 24 de Maio de 2011 às 14:59
Mas o facto de ser surrealismo, expressionismo ou impressionista seja o que for, por limites numa corrente artística e não no seu concito de arte, da mesma forma que vejo que a proposta que desenvolvi não vai contra o conceito de design. Mas independente disso e agora para ajudarmos um pouco o evento em vez de andarmos a penas a referir que isto não agradou a todos, de que forma é que achas que as propostas deveriam ser avaliadas? quais os aspectos a ter em conta? Não achaste correcto as propostas que restavam em segundo lugar ? era completamente o oposto da proposta que eu apresentei e aquilo na verdade foi uma questão de sorte pois estavam todos a um passo de ganhar.


De Diogo a 24 de Maio de 2011 às 15:10
Já muitos responderam a essa pergunta.
Para a próxima é ter em conta ao que se olha quando se fala em "logótipo". E isso, se tem que ser explicado literalmente, é porque está alguma coisa errada.


Comentar post

Escola Profissional de Braga
Autores
Ilustração by
Albino Oliveira & Sérgio Sousa

Alunos de Design Gráfico da Escola Profissional de Braga
Os últimos

Cartaz Encontros Design e...

Programa Encontros Design...

Encontros Design e Multim...

Inscrição nine2five

Competição Nine2five: al...

Cartazes Encontros Design...

Encontros de Design e Mul...

Alunos de DG no Fast Forw...

publicagem

Ricardo Coelho ganha masc...

Concurso para mascote da ...

Getty Images promove Conc...

The Best Typefaces of 201...

Pode uma fonte ser feita ...

HP redesenha marca

Concurso Postal de Natal ...

Luís Veloso vence Prémio ...

Cartazes sobre segurança ...

Concurso para mascote de ...

Aluno de Design desenvolv...

Cruzamento de marcas

Hallowe'en Contest

André Carrilho vence Prém...

Do gráfico ao vestuário

Concurso para logo do blo...

Melhores tipos de letra d...

AmadoraBD arranca sexta-f...

Encontros da Imagem até f...

Centro Histórico de Braga...

Design ByBy no Facebook

arquivos

Abril 2013

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

tags

todas as tags

subscrever feeds